A tradição e o saber fazer
Com a sua origem nos conventos femininos do Alentejo, as receitas que trabalhamos nascem da necessidade de aproveitar o excedente de produtos como as gemas de ovos e o açúcar. Com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, as freiras fizeram do seu sustento este saber fazer. Transmitindo as receitas, já fora dos conventos. Passando de geração em geração até chegar à nossa matriarca.


Que seguimos desde 1990
Um legado de D. Palmira Carapinha
Foi de uma relação de trabalho e amizade que nasceu esta passagem de conhecimento que preservamos. Passada para a matriarca da família Carapinha, a maneira de fazer de D. Maria Teresa Rodrigues é um saber que nos orgulhamos de preservar todos os dias.
O Torrão, Uma vila alentejana
Terra tipicamente alentejana de casas baixas, caiadas de branco e de barras colorias, o Torrão persiste no tempo com raízes e heranças do passando que ainda hoje em dia pintam as cores da vila e atraem gentes de fora.
O centro histórico de ruas sinuosas e de calçada velha resiste à modernidade dos tempos, continuando a ser o caraterístico das pequenas localidades do Alentejo. A espessura das paredes e a utilização da pintura em cal branca, são indicadores dos verões quentes e secos que se fazem sentir na região. A sua história, pela sua riqueza, atrai cada vez mais visitantes uma vez que o Torrão, iniciando-se na pré-história, passando pelo período romano e estendendo-se até aos nossos dias. Monumentos históricos e arqueológicos, como as ruínas das termas romanas, bem como os edifícios de cariz religioso e civil, como a Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso, atualmente ainda marcam a freguesia e são por isso o exlíbris a visitar. Não nos podemos ainda esquecer da fabulosa gastronomia alentejana torranense que aconchega o estômago e cria memórias tanto a residentes como visitantes.
“Menina e moça me levaram de casa de meu pai para longes terras (…).”
Bernardim Ribeiro (14780-1552 ?)
Menina e Moça, vol.

Conheça as nossas especialidades
Alguns dos nossos bolos, pela sua fragilidade e delicadeza só estão disponíveis nos nossos pontos de venda.
Estes são os nossos mais preciosos:
- Pão de Rala
- Lampreia de Ovos
- Trouxas de Ovos
- Encharcada
- Toucinho do Céu
- Fidalgo
- Tarte de Pinhão
- Pudim de Ovos
- Pudim Abade de Priscos
Os sazonais
Na Páscoa os Folares.
No Natal as Azevias de Doce de Grão e as Filhós.
Contacte-nos para encomendar e passe pela nossa vila do Torrão.
Subscreva a nossa Newsletter
Não lhe vamos encher A caixa de email, só a vista!